NINFOPLASTIA

Thiago Leite • 04/08/2015

NINFOPLASTIA

Também conhecida como cirurgia de redução de pequenos lábios ou cirurgia íntima feminina, é o tratamento cirúrgico da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais.

Muitas vezes as pacientes têm dificuldade de caracterizar o desconforto físico causado pela hipertrofia e só procuram um médico quando o incômodo visual se apresenta de forma mais contundente.

As queixas variam desde vergonha do próprio corpo a dor durante a relação sexual. Algumas vezes até a pratica de alguns esportes e roupas muito justas causam desconforto.

Esse excesso de tecido, na maioria dos casos, não tem causa definida, sendo assim, constitucional. Também não há consenso sobre parâmetros clínicos e diagnósticos sobre a intensidade da hipertrofia. O mais importante é o impacto que esta alteração traz para a vida da paciente.

A cirurgia, como todo procedimento cirúrgico, deverá ser realizada em ambiente adequado e por profissional qualificado. A forma de anestesia pode variar de bloqueios regionais a anestesia local com sedação. Os pequenos lábios são remodelados e suturados com fios absorvíveis, poupando a paciente do desconforto da retirada dos pontos. O edema local dura aproximadamente 10 dias, sendo gradativamente liberada para esforços físicos, assim como relações sexuais após 3 semanas, em média.

A dor local tende a ser suportável ou um leve incômodo. A sensibilidade local pode ficar transitoriamente alterada, porém o principal ponto de sensibilidade, o clitóris, não é afetado pela cirurgia.

As principais complicações são hematoma, infecção local e deiscência de pontos, felizmente nenhuma muito frequente.

O retorno as atividades cotidianas é rápido, estando apto as atividades laborativas que exijam menos esforço físico já com 3 dias.

Contudo, o tratamento deve ser individualizado, e o pós-operatório acompanhado conforme a evolução de cada paciente.

Por isso, não deixe mais este incômodo atrapalhar o seu bem-estar. Procure um cirurgião plástico, tire suas dúvidas e seja feliz!

Curiosidades: o tamanho médio do pequeno lábio esquerdo é de 2,1cm na largura (variação de 0,4-6,4cm) e 4,0cm de altura (variação de 1,2-7,5cm). O tamanho médio do pequeno lábio direito é de 1,9cm na largura (variação de 0,3-7,0cm) e 3,8cm de altura (variação de 0,8-8,0cm). – Journal of Minimally Invasive Gynecology.

Redes Sociais